sábado, 18 de fevereiro de 2012

A necessidade de conhecer o concorrente tão bem quanto seus clientes

Você conhece bem sua concorrência? Não apenas um concorrente próximo, mas todos eles? Quanto tempo você gasta coletando informações sobre a sua concorrência? Você está acompanhando seus passos? Silenciosamente observando e avaliando-os; Comparando sua abordagem com a sua própria?
Isto é simplesmente estar “ligado” e coletando de dados críticos para ajudá-lo a ser mais bem sucedido.
Você deve estar familiarizado com a análise FOFA (SWOT) – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. É uma metodologia bem documentada para analisar a sua concorrência. Se você quer ver sua empresa crescendo e desenvolvendo de forma saudável, você não pode fazê-lo com a cabeça enfiada na areia, ou melhor dizendo, simplesmente olhando para si mesmo no espelho. Você deve saber onde você está em relação à concorrência. A Análise SWOT vai ajudar a colocar o seu negócio em perspectiva.
Fazer uma análise SWOT é muito simples. Pegue 4 folhas de papel e escreva em cada uma – minhas forças, minhas oportunidades,minhas fraquezas, minhas ameaças. Então, ao longo de alguns dias, quando você pensar, observar e coletar informações sobre seus principais concorrentes, simplesmente coloque suas idéias nestas páginas. Seja sincero com você mesmo. Isso não está sendo marcado ou avaliado. Você vai usar isso para se dar a vantagem. Mas primeiro você deve coletar os dados e preencher as páginas.
Então, depois de ter suas quatro páginas cheias de notas, aqui é onde a mágica acontece. Leve a sua página de Pontos Fortes e a página de Pontos Oportunidades, coloque-as lado a lado, e se pergunte "O que eu poderia fazer com meus pontos fortes para aproveitar minhas oportunidades?" Faça uma lista das coisas que você poderia fazer para "alavancar" seus pontos fortes especificamente orientados para as oportunidades que a sua concorrência tem oferecido a você.
Em seguida, pegue sua página Fraquezas e sua página Ameaças, coloque-as lado a lado, e se pergunte "O que devo fazer agora para minimizar as minhas fraquezas e eliminar possíveis ameaças?" Podem haver uma ou duas coisas essenciais que você deva fazer agora para cobrir o seu flanco.
Estes dois últimos exercícios são os que os donos de empresas não conseguem fazer. Eles listam a Análise SWOT, a colocam em um livro de estratégias, e nunca fazem nada com elas até o próximo ano, quando as retiram, fazem e guardam novamente. Se você quiser ganhar, você deve AGIR em sua análise SWOT!
Vanderlei Corral
18/02/2012
34-9198.5957

Nenhum comentário:

Postar um comentário